Notícias Contábeis


Um terço dos micro e pequenos empreendedores cita inflação e juros altos como maiores desafios

21/07/2025

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Juros altos, inflação, dificuldades para obter crédito e manter o fluxo de caixa estão entre os principais desafios enfrentados por micro e pequenos empreendedores na gestão de seus negócios. De acordo com pesquisa da SumUp, a que PEGN teve acesso com exclusividade, a inflação e o aumento das taxas de juros são as maiores complicações, citados por 31,2% e 30,1% dos empreendedores, respectivamente. Problemas para conseguir crédito (16,2%) e controlar o fluxo de caixa (5,6%) vêm na sequência.

O estudo foi realizado em junho, com 266 clientes da empresa global de tecnologia e soluções financeiras, em todas as regiões do Brasil.

A pesquisa mostra que os impactos variam entre os diferentes setores. O segmento de alimentação é o que mais demonstra preocupação com fluxo de caixa (37,5%). Já para as oficinas mecânicas, os juros altos representam o maior entrave, citado por 50% dos participantes do setor.

Negócios de alimentação (20%) e vendedores de artesanato (20%) também relatam problemas na obtenção de crédito. A inflação, por sua vez, é especialmente crítica para vendedores ambulantes, sendo apontada como o principal problema por 62,5% deles.

Entre os empreendedores que trabalham em casa, 33,2% identificam os juros altos como o maior desafio. A percepção é semelhante à dos que atuam em pontos físicos, onde 30,6% também citam o custo elevado dos empréstimos como principal preocupação.

Os números também variam de acordo com a região do país. Enquanto empreendedores do Sul apontam a inflação como o principal obstáculo (50%), no Norte, a maior preocupação é a morosidade na liberação de crédito, citada por 40% dos entrevistados. Já no Nordeste, a alta dos juros lidera entre as dificuldades, sendo mencionada por 35,1% dos empreendedores locais.

 


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios